Samstag, August 26, 2023

Pense POSITIVAMENTE!

OLD POST FROM THE A LOST PAST...

Comecei a escrever esse texto há muitos anos e o salvei. Foi numa época quando resolvi fazer :boxing" e refletia sobre ser um ser humano auto-motivador… Acho que me veio “os cinco minutos” de insanidade com relação a sentimentos de ódio, medo e rancor. E me passaram as seguintes perguntas: Por que é mais fácil para as pessoas serem negativas: se lembram dos seus ‘erros’ ou os dos outros e simplesmente apagam de suas memórias as boas experiências? Por que gostamos de “reclamar de dinheiro achado”? Por que criticar é mais natural do que elogiar? O mais intrigante é que nós, seres humanos, somos programados a lembrar de muita coisa, mas também precisamos esquecer um bom tanto, para que informações novas se instalem. Daí, não seria mais do que uma boa ideia,  queimar os ressentimentos, rancores e dores do passado?

Tudo começou assim: “Hoje me surpreendi com novas colegas de *boxing*, que foram recebidas na academia. As novatas, ao invés de terem seus ânimos estimulados pelas veteranas, elas; as noobies, somente escutaram: “Você vai ver como vai doer amanhã!” “Ah! Você não conseguiu fazer isso? Normal. Daqui uns três meses conseguirá… e daqui uns seis meses conseguirá perder uns quilinhos!” Sério mesmo.   

Como elas poderão continuar na batalha do ‘ficar em forma’ se estiverem acompanhadas de pessoas assim? 

É claro que nenhuma delas estava mentindo para as novatas. Poderíamos até considerar que elas não estavam sendo pessimistas, porém realistas. Mas ao meu ver, não acho interessante receber novas colegas de ginástica, jogando nas suas fuças as mazelas e dificuldades da malhação. Certo é que, para mim, isso foi muito negativo mesmo. “Pobres moças!” E por falar em força negativa… 

O que acho uma graaaaaça, uma beleeeeza mesmo, uma divindaaaade sem a menor sombra de dúvidas são aquelas “pessoinhas” que só conversam sobre acidentes, assaltos, festa de casamento de mau gosto, cânceres, confabulações de vizinhos que se odeiam, (em 2023 falar ainda de COVID), os fios de telefone da rua que foram roubados, morte de torcedores de um time de futebol, seqüestros, novelas da rede Globo, e corrupção do Brasil. Um porre só. Isso me irrita até nas caspas.

Não há nada pior que estar no cabeleireiro e saber que terá que passar por puxões de cabelo na hora da escova, queimaduras de chapinhas, prurido no buço pela depilação com cera quente… E além de tudo isso será obrigada a ouvir aquelas “senhoUras”, fofoqueiras da rua local, relatando as ocorrências policiais das últimas semanas. Até já fui informada de um incêndio que ocorreu na esquina da minha casa, e, literalmente eu não estava ‘por dentro’ do fato. 

Agora, particularmente, no que essa informação mudou em minha vida? 

Pensar negativamente e/ou em fatos carregados de pessimismo é algo normal, porém quando esses pensamentos se tornam repetitivos, se transformam até em estilo de vida; é quando os sentimentos de ódio, medo e rancor se tornam preocupantes, pois tais sentimentos geram neurotransmissores que viciam nosso sistema nervoso. 

O ato de ser negativo passa a ser uma mania, uma obsessão, nos levando para o caminho da depressão ou sintomas da síndrome do pânico. Não dá, entende? O acúmulo de informação estressante na mente no indivíduo não é saudável, e para piorar, “desenterramos esses defuntos” trazendo à tona aquilo que nos frustrou, irritou, machucou a alma em alguma época lá atrás, no passado, mas que emergem fácil e inconscientemente. NO GOOD!

Alguns artigos de neurociência já me convenceram que ser educado, criativo, e bem humorado exigem mais de nossos neurônios. Não são atos automáticos; precisamos ser orientados, cobrados para colocarmos em prática uma vida social “saudável”. Antes de falar mal de um conhecido, tente se colocar no lugar do outro, meça as palavras, o tom de voz, e não fale nada que poderia prejudicar o outro, pois isso é estar agindo de forma injusta, antiética ou imoral. Não critique os esforços alheios e não divida com as pessoas somente notícias ruins que saem na mídia. 

E o mau tempo? Para algumas pessoas o verão é sempre quente demais e o inverno insuportavelmente frio. E ao ler a bula de um remédio, muitas pessoas já começam a sentir os efeitos colaterais… Verdade, não é mesmo? Quem sabe, a partir de agora, nós elogiaremos a maquiagem da pessoa que nos ouve, dividiremos uma foto de um sorriso de uma criança em uma revista, ou indicaremos bons livros ou filmes; sempre com brilho nos olhos compartilhando conhecimento e boas maneiras, e nunca tragédias dos jornais sensacionalistas. 

Esqueçam os nomes das pessoas que pisaram no seu pé. Não sejamos negativos. 

E se exercícios físicos em grupo não te fazem bem espiritualmente, como foi o boxing para mim, optem por Pilates ou yoga. A respiração controlada obriga todo mundo calar a boca. Para aqueles que quiserem mergulhar mais fundo sobre essa linha da psicologia, google o termo INTERPERSONAL NEUROBIOLOGY ou NEUROSCIENCE. Em suma, nossas reflexões, relacionamentos, e ambientes moldam nossos neurônios, seus funcionamentos, impulsos e respostas. Se estivermos atentos a esses detalhes do cotidiano, chegamos num estado de consciência chamado de positive mindsight que nos direciona a uma melhor qualidade de vida.